Um cachorro foi resgatado na última quarta-feira (11), em um imóvel abandonado no bairro Nova Cidade, em Nilópolis. O animal estava em estado grave de desnutrição, desidratação e apresentava lesões pelo corpo.
Ação Conjunta Após Denúncia
Após denúncia feita por moradores locais à Ouvidoria da Comissão Permanente de Proteção aos Direitos dos Animais (CPPDA), uma força-tarefa foi organizada para resgatar o animal. Com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e da Procuradoria Geral do Município, o presidente da CPPDA, vereador Leandro Hungria, junto com a médica-veterinária e perita judicial, Dra. Cristina Moreira, dirigiu-se ao imóvel localizado na Rua Tenente Agapito de Albuquerque 92, onde confirmaram a situação de maus-tratos.
Do lado de fora do portão, já era possível avistar um cachorro sem raça definida, magro e debilitado, comprovando o crime de maus-tratos. O animal estava confinado em um espaço inadequado, sem higiene, água ou comida.
O cão foi encaminhado a uma clínica veterinária para receber os cuidados necessários e, após a recuperação, será colocado para adoção.
Investigação em Curso
Embora o responsável pelo animal não tenha sido encontrado, um Boletim de Ocorrência foi registrado na 57ª DP (Nilópolis) e uma investigação está em andamento para localizar o tutor que abandonou o cachorro.
A Lei 14.064/2020 aumentou as penas para maus-tratos contra cães e gatos. Agora, quem comete esse crime pode ser punido com 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda. Se o crime resultar na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até um terço.
Como Denunciar Maus-Tratos
A Comissão Permanente de Proteção aos Direitos dos Animais (CPPDA) mantém uma Ouvidoria para acolher denúncias de maus-tratos e buscar soluções junto aos órgãos competentes. O atendimento é feito exclusivamente pelo WhatsApp, através do número (21) 98633-6634. As denúncias também podem ser feitas pelo telefone (21) 2253-1177. Em casos de emergência, a Polícia Militar pode ser acionada pelo 190.