A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou, entre os dias 11 e 12 de janeiro, as cerimônias alusivas ao Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) para o ano de 2025. O concurso, que contou com a participação de 26.618 candidatos, teve um destaque especial: o nilopolitano Miguel Melo da Silva, de 17 anos, aluno do Colégio Estadual Nuta Bartlet James, no bairro Cabral, conquistou o primeiro lugar no processo seletivo.
“Era uma rotina puxada. Desde de manhã até a noite estudando, foi muito tempo para conseguir realizar esse sonho e, enfim, deu tudo certo, graças a Deus”, relatou Miguel.
Filho de um militar da Marinha do Brasil, ele lembra que desde criança desejava seguir carreira em alguma das Forças Armadas.
“Não sabia ao certo. Com o tempo, fui conhecendo e me apaixonei mais pela Aeronáutica. Conheci a EPCAR e escolhi aqui. Eu me esforcei bastante para isso”, disse ele.
![Miguel Melo da Silva, de 17 anos, conquistou o primeiro lugar no processo seletivo. Foto: Divulgação](https://i0.wp.com/nilopolisonline.com.br/wp-content/uploads/2025/02/DOM_0059.jpg?resize=1024%2C684&ssl=1)
O Exame de Admissão do CPCAR é direcionado a candidatos entre 14 e 18 anos e consiste em provas teóricas e físicas, com o objetivo de selecionar os futuros alunos da EPCAR. Os aprovados são treinados na Escola Preparatória para ingressarem no Curso de Oficiais Aviadores, realizado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).
A EPCAR, considerada a melhor Escola Pública de Ensino Médio do Brasil pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, atraiu candidatos de todo o país. O Comandante da EPCAR, Brigadeiro André Luiz Alves Ferreira, recepcionou 117 futuros alunos na Organização Militar (OM) localizada em Barbacena (MG). Os aprovados entregaram as documentações finais e iniciaram o Estágio de Adaptação Militar (EAM). Após a apuração das faltas, uma nova convocação foi feita para completar as 130 vagas previstas.
“Eu tenho duas responsabilidades básicas: moldar quem entra aqui com formação militar e prover aos alunos o diploma de Ensino Médio, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevista em legislação do Governo Federal. É balizar doutrina, valores e liderança. Desde cedo se aprende a liderar. Tanto que temos alunos do terceiro ano, que estão presentes, voluntários e selecionados, para acompanhar a formação dos senhores”, explicou o Brigadeiro André Luiz Alves Ferreira.
A conquista de Miguel Melo da Silva não apenas marca um momento de orgulho para Nilópolis, mas também inspira muitos jovens a perseguirem seus sonhos com dedicação e determinação.
Discussion about this post