Rayssa Leal, a “Fadinha do Skate”, é uma skatista e fenômeno mundial que encanta pelo seu talento, brilhantismo e excelentes resultados na modalidade. Certamente, sua visibilidade por conta do vice- campeonato Olímpico nos jogos de Tókio em 2020 e ser campeã Pan Americana neste ano a fazem uma inspiração para as crianças e jovens – só no Instagram a jovem acumula mais de 6 milhões de seguidores. Esse protagonismo arrasta a juventude e move os sonhos de todos aqueles que enxergam em uma pequena prancha com quatro rodinhas a oportunidade de mudar a sua história através do esporte.
Nilópolis, na década de 2000, foi protagonista no mundo do skate por deter uma das melhores pistas de skate do Estado do Rio de Janeiro, especialmente por ser na Baixada Fluminense e, de forma recorrente, era elogiada por seus frequentadores pela qualidade do skate park situado na Praça Matheus Vieira do Amaral, em Olinda. O tempo passou e no espaço foi erguida a Escola Municipal Antônio Aureliano Medeiros Batista para suprir a demanda de vagas escolares existente naquela localidade.
Pensando em suprir a demanda existente, principalmente daqueles esportistas que ficaram “órfãos” de um skate park de qualidade e que necessitam se deslocar até a Cidade de Nova Iguaçu, o Vereador Alvinho apresentou na Câmara Municipal de Nilópolis, a Indicação Legislativa de número 687/2021, recentemente reapresentada em Sessão Plenária com número 634/2023 alegando a importância desse equipamento esportivo para a juventude esportista da cidade:
“Toda forma de promovermos os esportes em nossa cidade sempre será uma pauta positiva. Apresentei a indicação por entender que o skate é um esporte em ascensão, necessário e que a juventude curte bastante. O nosso maior exemplo é a Rayssa Leal. Acredito na sensibilidade de nosso Prefeito Abraãozinho em aprovar a nossa solicitação, tendo em vista o investimento que tem sido feito na área do Gericinó quando se trata de espaços para práticas esportivas. Implementar um skate park naquele espaço é torná-lo ainda mais plural e convidativo ao turismo, às competições profissionais e gera, sem sombra de dúvidas, enorme visibilidade para o nosso município.” – destacou o Vereador Alvinho.
Além desta solicitação, o Vereador Alvinho tem buscado também o retorno dos jogos estudantis no calendário escolar da cidade, alvo da indicação legislativa nº. 635/2023:
“Nilópolis tem uma quantidade significativa de equipamentos esportivos por toda a cidade. Além das excelentes quadras poliesportivas, existem algumas internas de nossas unidades escolares, somadas à Casa da Luta, Ginásio Municipal e Vila Olímpica. Equipamentos de grande importância que dão toda condição para criarmos anualmente um calendário de torneios esportivos para nossas crianças e jovens, de todas as escolas.” – concluiu.’