Os moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima resolveram se unir e criaram um grupo no aplicativo de mensagens Whatsapp para discutir e apresentar soluções para melhorar o transporte coletivo no bairro. A iniciativa surgiu após o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro ter retirado a linha de ônibus 138I (Duque de Caxias x Nilópolis) do bairro.
Criador do grupo, Luis Marcelo, explica que objetivo inicial era apenas reunir os moradores em prol da volta da linha ao bairro, mas a ideia é discutir os problemas de transporte público no bairro e assim buscar as melhorias junto às concessionárias e o poder público.
“Quando soubemos que a linha de ônibus 138I ia parar de circular no bairro, começamos a trocar mensagens pelo Whatsapp e diante de tantas, sugeri a criação de um grupo, onde não só os moradores do bairro, mas aqueles trabalham, estudam ou simplesmente vão ao bairro, possam apresentar demandas e juntos buscarmos também as soluções”, explica.
Ainda de acordo com Marcelo, o grupo também pretende ser um agente colaborador do poder público, apresentando ideias para a melhoria das linhas de ônibus existentes no bairro e propor novas ligações, além de cobrar quando algo estiver errado.
“Queremos ser parceiros das concessionárias, da Câmara Municipal, da Prefeitura, dos deputados, enfim, não é um grupo apenas para criticar e sim buscarmos juntos as soluções”, diz.
Primeira vitória
E o grupo já conseguiu sua primeira vitória. Graças a mobilização, a linha 138I (Duque de Caxias x Nilópolis) poderá voltar ao bairro em breve. O deputado estadual Rafael Nobre (União Brasil) declarou em suas redes sociais, que irá se empenhar para que a ligação retorne ao bairro.
“Reconhecendo a importância da linha intermunicipal 138i – Nilópolis x Caxias para nosso Município, solicitei o retorno do itinerário que atende a Estrada Mirandela e o bairro Nossa Senhora de Fátima. Após tomar conhecimento sobre a retirada da linha, tomei a iniciativa de enviar ofícios ao Departamento de Transporte Rodoviário (Detro-RJ) e à Secretaria de Estado de Transporte, buscando a atenção urgente. Esta ação visa restaurar um serviço essencial para os moradores que foram negativamente afetados pela sua suspensão, impactando diretamente sua mobilidade diária. A ausência da linha afeta milhares de moradores dos bairros Manoel Reis e N.S. de Fátima, especialmente aqueles que utilizam o metrô ou que precisam ir para bairros da Zona Norte. Por isso, não vamos medir esforços para estabelecer uma solução o mais rápido possível. É inadmissível que a população fique sem esse serviço”, postou.
Marcelo acredita que o grupo pode se tornar uma ferramenta para todos os moradores de Nilópolis:
“Hoje o grupo ainda é pequeno e voltado apenas ao bairro Nossa Senhora de Fátima, mas os moradores dos demais bairros também podem entrar. Sonho que o grupo possa ser uma grande ferramenta de utilidade pública para todos os nilopolitanos”, finaliza.
Para participar do grupo basta acessar CLICAR AQUI . Não é necessário pagar nenhuma taxa ou fazer qualquer contribuição.