Em 1917, na cidade de Fátima, Portugal, três crianças afirmaram ter presenciado aparições da Virgem Maria. Esse evento, conhecido como as Aparições de Fátima, teve um impacto significativo na religião e na cultura portuguesa, atraindo a atenção de fiéis e curiosos de todo o mundo.
A devoção à Virgem de Fátima atravessou o oceano Atlântico chegando em Nilópolis e na última segunda-feira (13), foi dia de festa em vários pontos da cidade. A Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na Rua Coronel França Leite, no bairro de Nossa Senhora de Fátima, a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, em Nova Cidade e a Comunidade Santo Expedito e Nossa Senhora de Fátima, em Olinda, são exemplos do quanto a festividade da Santa tem um valor importante na vida dos cristãos católicos nilopolitanos.
Procissões e orações a céu aberto, e nos templos católicos com a celebração das missas, tornaram o dia muito especial a todos os fiéis que pediam a Deus, de maneira muito especial e com intercessão de Nossa Senhora de Fátima, que abençoasse o povo do Rio Grande do Sul, para se reerguer diante da devastação daquele estado em virtude da fúria da natureza.
A Prefeitura de Nilópolis, assim como faz em todos os demais eventos religiosos da cidade, deu suporte necessário através da Secretaria de Transportes e seus agentes de Trânsito, com apoio da Guarda Civil Municipal.
O Prefeito Abraão David Neto – Abraãozinho, se fez presente nas ocasiões, acompanhado do vereador Álvaro Cunha Ramos – Alvinho:
“Quero agradecer o Prefeito Abraãozinho David e todas as equipes da Prefeitura, na figura do secretário Ricardo Gallego, pelo suporte necessário às procissões e festividades do dia de hoje. Que Nossa Senhora de Fátima interceda junto a Deus e abençoe a todos nós, à Nilópolis e, de modo especial, ao povo do Rio Grande do Sul que precisa muito de ajuda e das nossas orações.” ressaltou o Alvinho.