Pouca gente conhece Monique Nunes Elias Brasileiro Rocha, mas quando se trata de Monique Cones ou Monique Polêmica a história muda, principalmente pelas postagens que faz em seus perfis no Instagram e no Facebook. Dona do bordão “Solta o Míssil Editor”, a influenciadora está novamente envolvida no que ela mais gosta de fazer: Polêmica.
Desta vez o alvo do “Míssil”, ou na verdade, os alvos, são o vereador e candidato à reeleição pelo PRD, Anderson Campos; e Rogério Ribeiro, candidato a prefeito pelo MDB. No vídeo, que foi postado nesta terça-feira (27/08), Monique acusa Rogério Ribeiro e o vereador Anderson Campos de estarem impedindo a sua candidatura a vereadora. Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a situação da candidatura de Monique à vereadora aparece como “Aguardando julgamento. Candidatura cujo o pedido ainda não foi apreciado pela Justiça Eleitoral”.
Dentre outras acusações, Monique diz que tanto Ribeiro quanto Campos estariam sabotando o seu trabalho desde março. Monique é proprietária de perfis e páginas nas redes sociais, onde posta vídeos fazendo críticas ao governo do atual prefeito Abraão David Neto, opositor a Rogério Ribeiro nas eleições deste ano.
Indo mais além, Monique diz que era Rogério Ribeiro quem patrocinava as suas postagens e que seus vídeos pararam de ser produzidos a pedido dele próprio, para, segundo ela, beneficiar o vereador e candidato à reeleição, Anderson Campos.
Ela acusa ainda o candidato a prefeito de determinar as “matérias” que iam ao ar, inclusive, afirmando que as matérias mais polêmicas e que atacavam outros candidatos ou o governo eram feitas à seu mando.
Ao final da sua postagem, Monique promete que vai “prejudicar a legenda do partido PRD e derrubar ainda a candidatura de outros políticos, citando um deles, o vereador Wagner Almeida (Farrusquinha).
Veja o vídeo abaixo
Influenciadora e intimamente ligada à política
Monique Cones tem 45 anos de idade e neste ano de 2024, no seu registro de candidatura às eleições municipais, declarou ao TSE ser solteiro(a), ter o grau de instrução ensino fundamental incompleto e sua profissão atual é “vendedor pracista, representante, caixeiro-viajante e assemelhados”. Suas redes sociais somam cerca de 13 mil seguidores, onde se define como Político, Repórter, Empreendedora, Conservadora e Cristã, apontando o perfil da Igreja Universal do Reino de Deus do Estado do Rio de Janeiro.
Além de influenciadora digital, Monique era funcionária da Prefeitura de Nilópolis. Lotada na Secretaria Municipal de Saúde, De 01 de junho de 2021 até 01 de agosto de 2023, ela ocupava o cargo de cargo de provimento em comissão de Assessor Técnico VII. A portaria nº 667 que exonerou Monique do cargo, foi publicada em 04 de agosto de 2023 no Diário Oficial do Município, desde então passou a atuar apenas nas suas redes sociais, mostrando problemas do município e fazendo críticas ao atual prefeito de Nilópolis.
Além das suas páginas e perfis pessoais, criou o canal Polêmica News, onde atua como repórter nas ruas, entrevistando populares, seguindo a linha de mostrar problemas enfrentados pelas população.
Além do prefeito Abraão David Neto, também eram alvos do canal, o deputado estadual Rafael Nobre e outros políticos da cidade, fazendo acusações graves, algumas que lhe renderam até mesmo processos na Justiça.
Em 2018 se candidatou ao cargo de deputada estadual pelo partido PROS. Teve apenas 384 votos, não conseguindo se eleger. Na época, usou o apelido Monique A Loira do Reboque, tentando embarcar na polêmica que se envolveu ao ter o seu carro rebocado após irregularidades, o que ela considerou ter sido vítima da Máfia dos Reboques.
Até o fechamento desta matéria, os vereadores Anderson Campos e Wagner Almeida (Farrusquinha), além de Rogério Ribeiro, citados no vídeo, se manifestaram.