A Justiça Eleitoral realizou na última segunda-feira (16) a solenidade de diplomação dos 12 vereadores, do prefeito e do vice-prefeito eleitos na eleição de outubro. A diplomação, conduzida pelo juiz eleitoral Leandro Loyola de Abreu, da 201ª Zona Eleitoral de Nilópolis, é o último ato do processo eleitoral e garante aos eleitos a condição de assumirem os mandatos em janeiro.
Reeleito com a maior votação da história de Nilópolis, o vereador Leandro Hungria (PL), que obteve 4.782 votos, garantiu a continuidade do seu trabalho.
“Chego a meu segundo mandato com uma responsabilidade maior do que quando cheguei a esta Casa em 2021. Como sempre digo, meu mandato é do povo nilopolitano e vou trabalhar por todos. Agradeço a cada um dos 4.782 eleitores que me deram essa segunda oportunidade. A vontade do povo prevaleceu. Viva a democracia e parabéns a todos os colegas que estarão na próxima legislatura”, disse.
O atual vereador e vice-prefeito eleito, Álvaro Cunha Ramos (PP), destacou a parceria entre o Executivo e o Legislativo:
“Ao lado do Prefeito Abraão David Neto e com a nossa Câmara Municipal e seus respectivos Vereadores, certamente, trabalharemos ainda mais pelo nosso povo com amor no coração e Deus guiando nossos passos. Obrigado, Nilópolis! A partir de primeiro de janeiro serei seu Vice-Prefeito e vou honrar essa confiança depositada em nós”.
O prefeito reeleito, Abraão David Neto (PL), ressaltou sua carreira política e prometeu muito trabalho no novo mandato:
“Hoje tive a honra de receber meu sexto diploma de cargo eletivo (4 de vereador e 2 de prefeito). Sou grato a Deus, pois creio, temo, confio e sei que tudo acontece de acordo com a vontade Dele! Agradeço à minha família e a cada um que contribuiu para que eu chegasse até aqui e, em especial, ao meu primo Ricardo Abrão e ao irmão que a vida me deu, Rafael Nobre. Minha gratidão ao povo nilopolitano por, mais uma vez, confiar no nosso grupo de trabalho! Junto Álvaro Cunha Ramos seguiremos em frente, em busca por dias cada vez melhores”, concluiu.
A solenidade de posse dos eleitos será realizada no dia primeiro de janeiro, em horário a ser divulgado nos próximos dias, no auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro, no bairro Frigorífico.
Apenas Quatro Vereadores Reeleitos
Dos doze vereadores que atualmente ocupam as vagas na Câmara Municipal de Nilópolis, apenas quatro conseguiram a reeleição para a próxima legislatura. Leandro Hungria (PL), Wagner de Almeida (PRD), Jorge Scalise (PL) e Rafael Santos De Oliveira (PP) conquistaram nas urnas o direito de representar o povo nilopolitano por mais quatro anos. Isso significa que a Câmara Municipal terá uma renovação de aproximadamente 66.67%.
Apesar de serem novatos e nunca terem ocupado um cargo eletivo, Cristiane Ribeiro (MDB) e Amauri de Jesus (PP) são, respectivamente, filha e irmão dos vereadores José Diamantino Ribeiro e Mauro Rogério Nascimento de Jesus, garantindo assim a continuidade dos mandatos. Alexandre Nobre (União Brasil) é irmão do ex-vereador e atualmente deputado estadual Rafael Nobre, que foi presidente da Câmara Municipal no período de 2021 a 2022.
Já Jorge Moreira Da Silva (REDE) retorna à Câmara Municipal após ter perdido a vaga nas eleições de 2020.
Em termos de partido, a Câmara Municipal ficou bem dividida. Republicanos, PP, PL, PRD e União Brasil terão duas cadeiras cada. MDB e REDE ficaram cada um com uma cadeira.