
Está em andamento a obra de contenção de encosta em um trecho da RJ 081, popularmente conhecida como Via Light, em Nilópolis, próximo à saída do bairro Cabuís. A reforma foi viabilizada por meio de uma Indicação do deputado estadual Rafael Nobre (União), que destacou que a antiga encosta encontrava-se em estado extremamente precário, com risco iminente de desmoronamento.
A intervenção foi realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) no início deste mês, proporcionando mais segurança e tranquilidade aos moradores da região, que há anos enfrentavam perigos durante períodos de chuvas intensas.
“Estou muito feliz e realizado em ver uma das primeiras indicações do nosso mandato sendo concretizada. Essa contenção vai além de uma obra: é uma proteção para quem vive ali, é qualidade de vida para nossa população”, afirmou Nobre.
O parlamentar fez questão de agradecer ao governador Cláudio Castro e ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Rodrigo Bacellar (União), pelo atendimento à solicitação.
“Essa rápida demonstra o do Governo do Estado com a Baixada Fluminense. Seguimos firmes, trabalhando por um Rio de Janeiro mais seguro e digno para todos”, completou o deputado.
A Indicação N° 0256/2023, que solicitou a obra, foi protocolada com o objetivo de evitar tragédias ou futuras interdições na via que apresentava grandes rachaduras e desprendimento de placas.
A RJ-081, popularmente conhecida como Via Light, é uma importante rodovia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, conectando os municípios do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, passando por São João de Meriti, Nilópolis e Mesquita. Seu nome deriva da proximidade com as torres de alta tensão da Light, concessionária de energia elétrica da região.

A Rodovia
A RJ-081 (Rodovia Carlinhos da Tinguá), também conhecida como Via Light, foi inaugurada em 1998, durante o governo de Marcello Alencar, com o objetivo de desafogar o trânsito da Rodovia Presidente Dutra, uma das principais vias de acesso à Baixada Fluminense. Inicialmente projetada para absorver cerca de 45 mil veículos por dia, em 2012, a rodovia registrava um fluxo diário de apenas 13 mil veículos.
Ao longo dos anos, a Via Light passou por diversas expansões. Em 2005, a Prefeitura de Nova Iguaçu inaugurou um trecho até o Viaduto Dom Adriano Hipólito, aumentando sua extensão para 10,5 km. Em 2010, um novo trecho de 3,5 km foi aberto ao trânsito, conectando a rodovia à Avenida Ministro Lafayette de Andrade. Em 2012, foi inaugurada a ligação ao bairro Ouro Preto, em Nova Iguaçu.
Infraestrutura e Problemas
A Via Light conta com onze passarelas para pedestres, muitas das quais estão em estado precário, sendo utilizadas indevidamente por cavalos e motos. Além disso, a rodovia enfrenta problemas como buracos na pista, iluminação deficiente e acúmulo de lixo, fatores que colocam em risco a segurança dos motoristas e pedestres.
Em 2025, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou uma ação civil pública contra o governo estadual e o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio (DER-RJ), exigindo a retomada dos serviços de manutenção da Via Light. A ação visa garantir a limpeza da faixa de domínio, reparos na pavimentação, conservação das passarelas e melhoria da iluminação pública.
Perspectivas Futuras
O governo estadual informou que as obras de revitalização da Via Light estão 85% concluídas, com previsão de finalização em dois meses. Entre as melhorias previstas estão a reforma das passarelas, instalação de 72 postes de iluminação e novos pontos de ônibus. A pavimentação completa da rodovia deve começar na próxima semana.
A Via Light continua sendo uma via essencial para a mobilidade na Baixada Fluminense, e sua manutenção adequada é fundamental para garantir segurança e qualidade de vida aos milhares de cidadãos que dependem dela diariamente.
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